O PODER DO AGORA
Os seres humanos têm uma forma bastante peculiar de ver a vida. A maioria de nós imagina a vida como uma linha reta, que vai do nascimento até a morte. O momento atual é apenas um ponto que vai se deslocando, cada vez mais longe do nascimento, cada vez mais próximo da morte.
O Poder do agora é somente esse momento presente onde si encontra a consciencia dos fatos manifestos
A ideia defendida por Mim – é encontrada em ressonância em muitas filosofias orientais antigas, como o budismo – taoismo, etc.. é que a vida é somente o ponto. Não existe a linha reta
Você pode ter um ataque cardíaco agora e cair morto antes mesmo de terminar de ler este post. Embora conscientemente saibamos disso, não é assim que agimos. Agimos quase sempre como se estivéssemos caminhando na imaginária linha reta.
Procuro defender que absolutamente nada existe fora do momento presente. Nem nós mesmos existimos. O passado é apenas uma série de lembranças e o futuro apenas uma série de expectativas.
Praticar o agora não é algo simples, porque estamos condicionados durante toda nossa existência para encarar a vida como a linha reta que vai do nascimento à morte. Todo o sistema econômico e cultural no qual estamos inseridos enxerga a vida dessa maneira.
Eu sugiro que leia a pagina da MEDITAÇAO para que entenda a prática da meditação como uma maneira de treinar sua mente para estar presente na maior parte do tempo.
Outra prática seria você rever toda sua estratégia de vida. Se você deseja experimentar alguma coisa em sua vida, ela deve existir de alguma forma no momento presente.
Em um exemplo clássico, se você quer ter riqueza e liberdade, economizar centavos e trabalhar 18 horas por dia não formam uma boa estratégia. Pois embora seja um caminho para conseguir riqueza e liberdade no futuro, você não sabe se estará lá no futuro. Se tudo o que você tem é o momento presente, não deve sacrificar riqueza e liberdade para conquistar riqueza e liberdade.
Qual o sentido de trabalhar para criar um futuro de riqueza e liberdade se a sua realidade presente é justamente o oposto disso?
Apegar-se a ideias de um futuro ideal, acreditando que um dia tudo estará bem, é um caminho certeiro para diminuir o seu prazer de aproveitar o momento presente.
o maior obstáculo à iluminação é o rumor mental incessante, ou seja, os pensamentos contínuos que nos impedem de encontrar a paz interior. Este estado mental se refere à mente egóica, que busca sempre ter razão, é individualista, competitiva e cria o drama e o vitimismo. Está sempre focada em remoer fatos passados ou em um incessante projetar o futuro, e quase nunca no presente. Essa mente provoca muito sofrimento e medo. Por isso eu afirmo que pensar virou uma doença e a mente é um monstro. O problema é que a mente nos usa, nos controla, pois a deixamos guiar a nossa vida sem nos darmos conta que na verdade é possível controlar a mente para vivermos realmente como queremos.
-Mais Importante que Pensar é Saber PARAR de Pensar....
A boa notícia é que é possível se liberar da mente, começando a prestar atenção aos pensamentos repetitivos, os velhos discos que tocam na cabeça. É fundamental escutar a “voz” da nossa cabeça, e se focalizar no próprio espaço interior sempre que nos deparamos com situações mais complicadas ou difíceis (iniciar fazendo isso com coisas bem simples como no trânsito). Desse modo nos prevenimos das respostas críticas e condicionadas de nossa mente, pois nos fortificamos com nossa percepção interior que consegue se livrar dos pensamentos inconscientes e negativos. Nesse sentido, para mim, mais importante que pensar é saber parar de pensar. Desse modo abrimos as portas para uma consciência sem os pensamentos involuntários, o que nos permite pensar criativamente, seguindo nossos reais propósitos e autenticidade, e o pensamento passa a ter um poder real.
Auto-Observação: Centrar-se (ver exercício no final do post)
É muito importante voltar a nossa atenção para as nossas emoções e pensamentos, e repetidamente se perguntar: o que está acontecendo comigo neste momento? Não é necessário analisar o que acontece, basta observar, focalizar a atenção ao que se passa no nosso interior.
Assim conseguimos nos ver “de fora”, nos colocando como observadores de nós mesmos. Outra pergunta importante pra se fazer frequentemente é: estou à vontade nesse momento/situação? Assim fica fácil supervisionar o nosso estado mental-emotivo e praticar a auto-observação, prestando bastante atenção como nos sentimos a cada instante. Desse modo é possível tomar a responsabilidade pelo próprio espaço interior, pois se temos um espaço interior limpo, isso se refletirá no nosso espaço exterior, que também será limpo.
-Não Colocar Resistência no Fluxo da Vida
A maior parte da dor humana é supérflua e criada por nós mesmos como uma forma de não aceitação ou de resistência inconsciente às coisas que existem. A resistência se verifica nos pensamentos na forma de julgamento, e nas emoções na forma de negatividade. Aceitar as coisas como elas são, ou se render, são modos de não-resistência. Segundo o autor, isso significa uma sabedoria profunda de deixar-se levar ao invés de se opor resistência ao fluxo da vida. Não se trata de fraqueza, derrota, passividade, renúncia, resignação, ou de enganar-se dizendo que não existe nada de mal. Muito pelo contrário, se trata de um fenômeno interior, de uma grande força e capacidade de se liberar internamente das situações, e isso favorece que elas mudem sem esforço. O importante é não ter um julgamento sobre o agora, e assim não tem negatividade emocional, se aceita o momento e se tomam atitudes sem resistir. Se sabe quando houve rendição quando se tem o sentimento de leveza, paz interior e limpidez
É importante se perguntar: tem felicidade, facilidade e leveza no que estou fazendo? Caso não tenha, a vida será percebida como um peso, como uma luta, ou sofrida. Por isso é fundamental fazer as coisas com a consciência presente, prestando atenção ao que cada momento pode te oferecer, pois mesmo nas situações emotivamente difíceis, sempre existe uma lição importante para se aprender Isso é um grande exercício espiritual.
--Os Problemas sao ilusoes
Todos os problemas se dissolvem no Agora. Por isso, os problemas são ilusões: são somente situações para serem enfrentadas agora, ou deixar quieto. Então, quando ocorre algo de “negativo”, existe sempre uma lição por trás, que proporciona algo para ser aprendido, e nesse sentido é um bem. “Negativo” entre aspas, porque de um ponto de vista mais elevado, as condições são sempre positivas, quer dizer, não são nem positivas nem negativas, são como são, e são as pessoas a vive-las em modo positivo ou negativo, dependendo da experiência pessoal de cada um. Quando se passa por emoções difíceis, o autor aconselha deixar essa emoção vir à tona e ser vivida intensamente, de forma a aceitá-la. Desse modo é possível permitir-se sofrer no momento, e isso facilita que essa dor passe, é como permitir uma bolha de subir até a superfície da água e sumir.
A verdadeira escolha implica um elevado estado de consciência, no qual é possível tomar decisões baseando-se no próprio guia interior e com a ajuda da inteligência universal. Na verdade ninguém escolhe o sofrimento, a dor, ou o medo; eles ocorrem porque não se está presente o bastante para dissolver o passado. Aparentemente as pessoas têm livre arbítrio para fazerem escolhas, mas na maioria das vezes é uma grande ilusão, pois enquanto a mente egóica controla a nossa vida, não existe uma verdadeira escolha. Por isso é importante fazer um percurso de desenvolvimento pessoal que ajuda a elevar o estado de consciência e a aprender a controlar a nossa mente, para poder realizar escolhas verdadeiras, e ter uma vivência mais serena.
Exercício de 3 minutos para cultivar a Presença
Pare por 3 minutos e se observe: Como você se sente agora?
Leve a sua atenção para o seu CORPO:
O que o corpo sente, observe o respiro, se tem sensações de frio, calor, onde você sente o contato com o chão ou com as roupas
Leve a sua atenção para as suas EMOÇÕES:
Como você se sente agora? Perceba se tem emoções fortes ou de tranquilidade e calma
Leve a sua atenção para a sua MENTE:
o que você está pensando agora? Tente observar seus pensamentos sem se deixar levar por eles, ou seja, como se você estivesse se observando de fora.
Leve a sua atenção para o seu CENTRO:
Tente reconhecer o seu ponto de encontro com o seu eu autêntico e vital.
Faça esse exercício regularmente, se possível todos os dias, pois o treino contínuo facilita cada vez mais a entrada em contato com o reino interior e com a vivência no agora, que leva a uma percepção da realidade mais rica e feliz.
Logo abaixo videos relacionados ao tema
Mais informaçoes acesse o site https://pensarcompulsivo.blogspot.com.br/