Aura é uma palavra de origem latina, que significa “vento brando, brisa, o ar, sopro, hálito, brilho, fulgor”, conforme o dicionário Houaiss.
Como somos energia, cada ser vivo possui um campo magnético que o protege e o diferencia dos demais seres. Este campo energético que rodeia o corpo físico é o que se chama aura. Para estudá-la, foram criadas algumas divisões e conceitos que são apresentados logo abaixo, de acordo com a organização de várias vertentes filosóficas e espirituais.
Quando um clarividente visualiza a aura de uma pessoa, ele identifica um campo luminoso como um mesclado de cores que reflete o estado de espírito da pessoa. A aura normalmente se estende entre 30 cm a 1 metro de distância do corpo físico, em todas as direções, rodeando a pessoa como se fosse um “ovo de luz” com múltiplas camadas.
Todos os nossos pensamentos, sentimentos e experiências estão refletidas na aura, da mesma forma que mostra qual tipo de energia estamos atraindo ao nosso redor. A lei da causa e efeito é universal, semelhante atrai semelhante, e por isso nossa aura atrairá tudo o que está presente nela.
De forma semelhante a tudo o que existe no universo, a aura é energia. Ela vibra e, como tal, interage com outras vibrações. Sendo assim, a aura interage com vibrações em forma de pensamento, sentimento ou outras energias (do ambiente ou de outras pessoas), que acabam afetando e moldando a sua vibração.
Há estudos que dizem que a aura possui 7 camadas ou corpos sutis (alguns estudiosos dizem que pode passar de 12) que se interconectam e se afetam de forma mútua e constante.
Por meio dessas várias camadas vibratórias que a aura apresenta, é possível perceber como a consciência se manifesta em vários planos. Elas também têm estreita ligação com os chakras principais do nosso corpo.
De forma a tornar o estudo mais didático, apresentamos de forma breve as 7 camadas da aura humana:
Há várias escolas espirituais e correntes filosóficas que estudam a aura e cada uma tem um jeito particular de nomear a aura do corpo físico:
- A Teosofia denomina duplo etérico;
- A Rosacruz, corpo vital;
- No Vedanta dos hindus, chama-se pranamayakosha;
- Para a Conscienciologia, o nome é holochacra;
- Para os pesquisadores russos, é corpo bioplásmico ou bioplasmático;
- Já para os pesquisadores ocidentais, é apenas corpo energético.
Essa aura reflete apenas como o corpo físico está no momento e mostra suas predisposições energéticas, até mesmo se já há alguma doença instalada no corpo. Ela é a camada mais próxima do corpo físico e reflete também nossa saúde física e nossos instintos mais básicos. Pode se manifestar com a cor azul ou prateada suave, geralmente. Se há alguma enfermidade, podem aparecer halos escuros ao redor da área doente.
Essa também é chamada de alma. Da mesma maneira que a aura do corpo físico, ela possui diversas nomenclaturas:
- Aura do corpo espiritual (Cristianismo; Paulo de Tarso);
- Corpo astral (Teosofia);
- Perispírito (Espiritismo);
- Psicossoma (Projeciologia);
- Corpo de luz (Ocultismo);
- Corpo psíquico (Rosacruz);
- Corpo bardo (Tibetanos);
- Thanki (Chineses);
- Kha (Iniciados Egípcios); ou
- Corpo não físico (pesquisadores ocidentais).
Essa aura mostra como a consciência de uma pessoa está do ponto de vista psíquico e parapsíquico, e mostra as suas emoções. Está ligada ao corpo físico por um cordão prateado, reflete nossas vontades elevadas, nossa força de vontade e nosso avanço espiritual em direção ao amor incondicional.
Por essa camada, podemos de alguma forma acessar um portal com outras dimensões; graças ao cordão de prata, podemos realizar projeções astrais durante o sono. O corpo astral pode se manifestar com várias cores, do rosa até uma mistura de todas as cores do arco-íris.
Também chamada de aura mental ou aura dos pensamentos. Como o nome diz, é a aura que reflete diretamente o clima interno de nossa mente, nossos pensamentos, intenções e ideias. Nessa aura é possível perceber as formas-pensamento de uma pessoa e suas cores.
Nomenclaturas:
- Corpo mental (Teosofia);
- Mentalssoma (Conscienciologia);
- Manomayakosha (Vedanta);
- Corpo dos pensamentos ou apenas mente.
Podemos dizer que essa camada se relaciona com a consciência. O amarelo e o laranja são característicos do corpo mental. Dizem que as pessoas que usam muito o intelecto têm essa camada aura com a cor amarela brilhante.
Como o nome indica, reflete o estado emocional da pessoa, assim como as reações emocionais diante de outras pessoas ou situações. Por esse motivo, é a camada mais instável da aura e muda continuamente de acordo com o ânimo da pessoa.
No entanto, os resíduos das emoções mais fortes, como raiva e medo ficam armazenados nessa camada e podem afetar a saúde emocional e física da pessoa caso nada seja feito em relação a isso.
Cada emoção produz cores diferentes na camada emocional da aura, por isso ela pode apresentar qualquer cor e qualquer combinação de cores. As cores mais brilhantes e puras geralmente indicam sentimentos elevados. Já os tons escuros indicam que há emoções densas, violentas ou instintos mais intensos.
O corpo espiritual está vinculado à comunicação e conexão, seja com outras pessoas, com nós mesmos ou com algo maior, com o nosso propósito.
O corpo celestial está ligado à nossa consciência humana e ao plano espiritual, onde se encontram as lembranças de outras vidas ou experiências fora do corpo.
O corpo divino ou espiritual está em conexão com o plano superior e a sabedoria divina, com os guias, mentores e mestres espirituais. Pode manifestar como uma luz dourada brilhante, mas quanto mais a pessoa estiver distante da sua essência e de seu propósito, mais escura ou bloqueada estará essa camada da aura.
Teoricamente, todos nós podemos ver a aura, basta praticarmos. Também é possível visualizá-las pela foto Kirlian, registrada por uma câmera especial a fim de diagnosticar a saúde da aura e do corpo de uma pessoa. Como vimos, é possível fazer essa avaliação por meio das cores que aparecem na foto. Alguns estudiosos do assunto acreditam que as crianças podem ver a aura de outras pessoas, mas com o passar do tempo perdemos essa habilidade.
Logo postarei um video falando de como ver auras